Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade abre processo seletivo para vagas remanescente
30/06/2021

O CSRio, em parceria com o Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) oferece o primeiro curso de pós-graduação em Ciências da Sustentabilidade do Brasil.

O Mestrado Profissional em Ciências da Sustentabilidade provê ferramentas para o entendimento das dinâmicas entre sistemas humanos e sistemas naturais e para o desenvolvimento de soluções aplicadas e customizadas, abordando grandes temas da Sustentabilidade, tais como:

  • Desafios globais e locais do Antropoceno, incluindo mudanças climáticas, crises da biodiversidade e dos oceanos;
  • Interdependência e sinergias entre meio ambiente e problemas sociais como pobreza, desigualdade e saúde;
  • Biodiversidade e serviços ambientais aliados à redução de pobreza e melhoria da saúde;
  • Indicadores de desenvolvimento e de sustentabilidade;
  • Instrumentos, ferramentas e metodologias aplicados à sustentabilidade corporativa;
  • Acordos, leis e políticas públicas socioambientais globais, regionais, nacionais e sub-nacionais;
  • Planejamento integrado do uso da terra (conservação, restauração, agricultura e pecuária sustentáveis);
  • Cidades sustentáveis e infraestrutura verde;
  • Economia da sustentabilidade: fundamentos e ferramentas;
  • Inovações tecnológicas setoriais visando transição para baixo-carbono, incluindo energias renováveis, agricultura de baixo carbono e transportes.

A Ciência da Sustentabilidade é um novo campo que desenvolve e aplica abordagens transdisciplinares da fronteira da ciência para contribuir com os desafios da transição para a sustentabilidade. Inspirado nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, o curso busca a interação entre as ciências naturais, sociais, humanas e de viés tecnológico.

O programa surge para atender uma demanda reprimida de profissionais dos setores público, privado e terceiro setor que carecem de formação de pós-graduação nessa importante temática.

Restam algumas vagas remanescentes (segunda chamada) para a próxima turma do mestrado, que inicia em agosto de 2021. Inscreva-se até 15 de julho.

INSCREVA-SE

Saiba mais sobre o curso

No mês de junho, o curso promoveu a palestra “A Ciência da Sustentabilidade para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”. Neste webinário, os professores Fabio Rubio Scarano e Paulo Durval Branco apresentaram um panorama da situação dos ODSs no Brasil e abordaram como os futuros egressos do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade poderão contribuir com os desafios da transição para a sustentabilidade. Ao final, responderam perguntas de espectadores interessados no curso.

< Anterior Próximo >
Voltar para Notícias