Seminário CSRio: Transformando uma muralha em fronteira: o caso da Serra do Mar e a produção de café no século XIX
18/11/2020

Neste Seminário CSRio, o doutor em Geografia, pós doutor em História Ambiental e professor associado do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, Rogério Oliveira, e o geógrafo, historiador e mestre em Geografia, Lucas Brasil, apresentam o contexto geográfico do Vale do Paraíba oitocentista, em sua porção paulista. A apresentação abordou as técnicas empregadas para o cultivo do café e a relevância do gado para o sistema cafeeiro, dando foco à topografia e a vegetação da área, assim como as formas de escoamento da produção do café e suas marcas deixadas na paisagem.

A apresentação aconteceu no dia 19 de novembro de 2020 (quinta-feira), de 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência.

Sobre os palestrantes:

Rogério Ribeiro de Oliveira fez a sua graduação em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o mestrado e o doutorado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro e um pós-doutorado em História Ambiental na Universidade Alpen-Adria, Áustria (2007) e outro em Arqueologia Histórica (2015) no Museu Nacional (UFRJ). Atualmente é professor associado do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Geografia . Seu interesse maior é o estudo das interações entre sociedade e natureza ao longo do tempo. Suas pesquisas combinam as abordagens da ecologia histórica, da ecologia da paisagem e da história ambiental.

Lucas Brasil é geógrafo pela UERJ e historiador pela UNIRIO, mestre em Geografia pela PUC-Rio e fazendo doutorado atualmente nesta instituição. Tem formação multidisciplinar, tendo atuado com ecologia florestal, mapeamento de trilhas, história oral, historia ambiental e ecologia histórica. É professor de ensino fundamental em rede municipal. Em sua tese discute as transformações da paisagem do Vale do Paraíba, buscando gerar mapas potenciais das áreas preferencialmente usadas para diferentes cultivos no século XIX, identificando legados nas pastagens resultantes do do café, com especial atenção à compactação do solo de tais áreas.

Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação será conduzido de forma aberta e participativa. Não é necessária inscrição prévia. Informações: contato@csrio.org