Chamada para seleção de candidato a doutorado – Grupo de Síntese em Ecologia e Sustentabilidade da Mata Atlântica (SES-MA)
19/06/2017

O Gupo SES-MA possui como missão desenvolver estudos de síntese em ecologia e sustentabilidade no bioma Mata Atlântica, de forma a embasar a tomada de decisão e o desenvolvimento de políticas públicas ambientais voltadas para o manejo de paisagens e a conservação da biodiversidade. O SES-MA tem por objetivo testar hipóteses e responder questões-chave em ecologia e sustentabilidade, utilizando uma extensa base de dados empíricos coletados no bioma Mata Atlântica. Essa base de dados contém informações sobre riqueza e/ou abundância de espécies em paisagens ao longo da Mata Atlântica. Até o momento, a base de dados possui informações de mais de 2.000 sítios amostrais, referentes a diferentes grupos taxonômicos, incluindo plantas, invertebrados e vertebrados.

O SES-MA fica abrigado no Centro de Ciência da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio/PUC-RJ) e é coordenado pelos pesquisadores: Jayme Prevedello (UERJ), Mauricio de Almeida Gomes (UFMS), Renato Crouzeilles (IIS/CSRio/UFRJ) e Thomas Püttker (UNIFESP). Fazem parte do comitê científico pesquisadores de diferentes Universidades e Instituições do Brasil e do exterior, sendo eles: Bernardo Strassburg (IIS/CSRio/PUC-RJ), Carlos Fonseca (UFRN), Cristina Banks-Leite (Imperial College – Londres), Jean Paul Metzger (USP), Marcelo Tabarelli (UFPE), Marcus Vinicius Vieira (UFRJ), Pedro Brancalion (ESALQ-USP) e Renata Pardini (USP). Além disso, fazem parte da equipe diversos pesquisadores que disponibilizaram os dados empíricos.

O intuito dessa chamada é selecionar UM candidato para prestar a seleção de doutorado em uma das Universidades na qual os pesquisadores acima estão cadastrados. A preferência, no entanto, é que o candidato preste a seleção de doutorado na UERJ, UFMS ou UFRJ, sob orientação dos Drs. Jayme Prevedello, Mauricio de Almeida Gomes, ou Renato Crouzeilles, respectivamente. É importante destacar que o aluno selecionado nessa chamada NÃO terá bolsa imediatamente; ele terá que prestar a seleção na Universidade escolhida e concorrer às bolsas disponibilizadas pelas agências de fomento para tal Universidade. Tendo em vista à amplitude da base de dados e participação de pesquisadores extremamente renomados no SES-MA, acreditamos que o doutorado a ser realizado resulte em pesquisas de alta qualidade e relevância científica.

Requisitos para candidatura:

– Currículo Lattes atualizado;

– Carta de intenção contendo:

i) breve apresentação do histórico acadêmico/profissional do candidato;

ii) justificativas da adequação do candidato à proposta, considerando os critérios de seleção (listados abaixo);

iii) a motivação do candidato (porque você gostaria de concorrer a vaga)

iv) proposição de três perguntas ou hipóteses a serem testadas com a base de dados do SES-MA, incluindo sua contextualização teórica e/ou aplicada (máximo 1 página para esse quesito).

Critérios de seleção:

– Currículo

– Forte base ecológica

– Habilidades em SIG

– Habilidades em R

– Habilidades em estatística

– Proficiência em inglês (leitura e escrita)

– Preferência por realizar o doutorado na UFMS, UERJ ou UFRJ

– Justificativas descritas na carta de intenção

– Sugestão de perguntas/hipótese com contextualização teórico e/ou aplicada

Cronograma:

– Prazo de submissão das candidaturas: 04 de agosto de 2017; 12:00 horário de Brasília

– Envio da candidatura para o e mail contato@csrio.org com o título – Chamada para seleção de candidato a doutorado SES-MA

– Data do resultado: divulgada após o fechamento das inscrições

– Seleção de Doutorado: UFRJ e UERJ – normalmente no final de novembro; UFMS – fluxo contínuo, mas dependente da disponibilidade de bolsa; demais instituições: a ser verificado.