14/03/2023

No primeiro seminário CSRio de 2023, evento que também marcou o início da próxima turma do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade, foi debatida a importância da ciência cidadã para o desenvolvimento sustentável, especificamente no contexto dos sistemas alimentares.

Erasmus zu Ermgassen e Vivian Ribeiro, co-fundadores da ferramenta “do Pasto ao Prato“, um aplicativo no qual os usuários podem contribuir para a identificação da origem da carne e compreender os impactos sociais e ambientais associados àquele produto, foram os palestrantes desse encontro.

Após uma breve introdução sobre o tema, as lições aprendidas na construção do aplicativo foram apresentadas. Em seguida, foram abordados os desafios e oportunidades relacionados ao engajamento dos consumidores, assim como os próximos passos previstos pela iniciativa envolvendo pesquisa e ciência cidadã.

A conversa foi realizada no dia 20/03, às 19 horas, no auditório Padre Anchieta, localizado na PUC-Rio. Assista à gravação no link: Seminário CSRio: Como a ciência cidadã pode ajudar a criar um sistema alimentar sustentável?

– Sobre os participantes

• Erasmus zu Ermgassen

Pós doutorando em agronegócio internacional (UCLouvain, Bélgica), Doutor em pecuária sustentável (Universidade de Cambridge, RU), e Graduação em ciência veterinária (Universidade de Cambridge, RU), Erasmus zu Ermgassen é um pesquisador na iniciativa Trase e o cofundador do aplicativo ‘do Pasto ao Prato’, responsável pela coordenação geral do projeto. A pesquisa dele tenta melhorar nosso entendimento sobre o comércio e financiamento de commodities que estão impulsionando o desmatamento, e através da transparência incentivar uma cadeia de alimentos mais ética e sustentável. Tem artigos científicos publicados em jornais incluindo PNAS, Science Advances, Global Environmental Change, e Nature Sustainability, e aparece em jornais como El País, O Estadão e o New York Times.

• Vivian Ribeiro

Vivian é uma pesquisadora e cientista de dados no Instituto Ambiental de Estocolmo (SEI). Ela lidera o trabalho de análise de indicadores para a sustentabilidade da cadeia de suprimentos na iniciativa Trase e é o cofundador do aplicativo ‘do Pasto ao Prato‘, responsável pela coordenação técnica do projeto. Vivian tem mais de uma década de experiência pesquisando a implementação de políticas públicas ambientais, iniciativas privadas para promover o uso sustentável, e dinâmicas de uso e cobertura da terra. Vivian é formada em biologia pela Universidade de Goiás (BSc, 2012) e em ecologia pela Universidade de Brasília (MSc, 2014; PhD, 2018). Tem artigos científicos publicados em jornais incluindo Science, Global Environmental Change, PNAS e Land Use Policy.