Seminário Online: "Amazônia em Debate: clima e economia", com Carlos Nobre e Carina Pimenta
Seminário online: “Amazônia em Debate: clima e economia”, com Carlos Nobre e Carina Pimenta
01/09/2022

Entre os dias 03 e 10 de setembro de 2022, de aldeias à beira do rio a grandes centros urbanos, ocorreu a Virada Cultural Amazônia de Pé para celebrar o Dia da Amazônia. A mobilização colaborativa reuniu diferentes iniciativas ao redor de todo Brasil que celebravam a diversidade cultural do bioma e pediam justiça para a região e seus povos, defendendo a floresta em pé. O Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS), apoiado pelo Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio), embarcou nesse movimento e realizou uma live para discutir temas centrais relacionados à Amazônia, como clima e economia.

Para uma conversa rica, contamos com dois convidados excepcionais: Carlos Nobre, um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente, e Carina Pimenta, uma das co-fundadoras, e atualmente diretora-executiva, da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis. Rafael Loyola, diretor-executivo do IIS, foi o mediador desse grande evento.

Assista à gravação abaixo:

– Sobre os convidados

• Carlos Nobre – Com graduação em Engenharia Eletrônica ITA em 1974 e doutorado em Meteorologia pelo MIT em janeiro de 1983, Carlos Nobre é um dos mais renomados climatologistas do país e um dos cientistas brasileiros mais conhecidos mundialmente. Foi pesquisador do INPA e INPE. Foi Conselheiro Científico do Panel on Global Sustainability da ONU. É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e Royal Society da Grã-Bretanha. Participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), inclusive do Quarto Relatório de Avaliação do IPCC, agraciado com o Prêmio Nobel da Paz (2007). Recebeu vários Prêmios nacionais e internacionais. É atualmente pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia (SPA) (www.theamazonwewant.org), que produziu a mais rigorosa avaliação científica para a Amazônia e apontou caminhos para um futuro sustentável. É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé e rios fluindo para a Amazônia, incorporando conhecimento científico e inovações tecnológicas com conhecimentos de povos indígenas e comunidades locais, inclusive com a criação de um avançado Instituto de Tecnologia da Amazônia.

• Carina Pimenta – Carina Pimenta é uma das co-fundadoras, e atualmente diretora executiva, da Conexsus – Instituto Conexões Sustentáveis, e da empresa de impacto CX Investimentos Socioambientais. Formada em Negócios pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP), e com mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade de Sussex. Trabalhou em organizações como Roland Berger, Ashoka e Fundo Vale. Atua com temas relacionados a finanças de impacto, mudanças climáticas e conservação de florestas, empreendedorismo social, financiamento de impacto, negócios comunitários e desenvolvimento rural sustentável.

– Sobre o mediador

Rafael é doutor em Ecologia pela Unicamp, professor do departamento de ecologia da Universidade Federal de Goiás, bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenador executivo da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. Autor de mais de 200 publicações científicas, incluindo 12 livros, Rafael também participa como especialista em biodiversidade e negócios na Plataforma Intergovernamental de Ciência e Política para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). Atualmente é diretor executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade.

OBS: Saiba mais sobre a Virada Cultural Amazônia de Pé e seus eventos: https://virada.amazoniadepe.org.br/

OBS2: Conheça o Projeto de Lei Amazônia de Pé — uma lei de iniciativa popular que destina as florestas públicas na Amazônia para proteção dos povos indígenas, quilombolas, pequenos produtores extrativistas e Unidades de Conservação: https://amazoniadepe.org.br/

< Anterior Próximo >
Voltar para Notícias