Reconhecendo que o sucesso de soluções teóricas para uma maior sustentabilidade da agricultura depende do sucesso de sua implementação no campo, o CSRio junto ao IIS está realizando um estudo para investigar as oportunidades e desafios da adoção de novas técnicas pelos agricultores. Uma das questões cruciais é como traduzir os resultados da análise científica para a prática diária dos agricultores.
A variedade de aspectos da agricultura sustentável está sendo considerada. Por exemplo, o acesso ao crédito, assistência técnica, mercado para produtos sustentáveis da agricultura, regulamentação, compreensão, e requisitos para produtos, da agricultura sustentável. O estudo é composto por análises qualitativa e quantitativa, e envolve a revisão de literatura, grupos focais, entrevistas com informantes-chave, bem como meta-análise dos dados quantificáveis.
Estágio: em andamento
Publicações relacionadas ao projeto:
LATAWIEC, A. E.; RODRIGUES, A. F.; KORYS, K. A.; MENDES, M.; RANGEL, M.; CASTRO, A.; TEIXEIRA, W.; VALENTIM, J. F.; ARAUJO, E.; MORAES, L. F. D.; PACHECO, V.; MENDES, M.; DELA PICCOLLA, C.; STRASSBURG, B. B. N.; KUBON, M.; DROSIK, A.; GOMES, F. D.; REID, B.; KRIEGER, J. M.; DIB, V.; ZMARŁY, D.; NETO, E. C. S. Biochar and Forage Peanut improves pastures: Evidence from a field experiment in Brazil. Agriculture, Ecosystem and Environment, v. 353, n. 108534, 2023.
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167880923001937?via%3Dihub
Atividades de campo:
No dia 20 de junho de 2023, a equipe do projeto “Tomada de decisões para uma agricultura mais sustentável” se reuniu com parceiros da Embrapa Agrobiologia em Seropédica – Rio de Janeiro, para discutir as atividades previstas no projeto e a continuação de dois estudos: i) Biochar amendment improves degraded pasturelands in Brazil: Environmental and cost-benefits analysis (Latawiec et al., 2019) onde foi demonstrada melhoria das áreas degradadas e aumento na produtividade de capim forrageiro Brachiaria Brizantha cv. Marandu em um experimento de mudas com uso de biochar; e ii) Biochar and Forage Peanut improve pastures: Evidence from a field experiment in Brazil (Latawiec et al., 2023), onde foram testados os impactos de diferentes condicionadores de solo na qualidade do solo e na produtividade de três gramíneas forrageiras tropicais: Brachiaria brizantha cv. Marandu, Brachiaria brizantha cv. BRS Piatã e Brachiaria brizantha cv. BRS Paiaguás.
A continuação dos estudos e novos experimentos serão realizados na Fazenda José Ferreira, uma propriedade particular, situada em Seropédica, a 7 km de distância do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Embrapa Agrobiologia. Durante a visita à propriedade, os pesquisadores discutiram junto com o agricultor, as próximas atividades de pesquisa, que incluem: i) monitoramento do estoque de carbono do solo nas áreas onde foram realizadas aplicações de biochar (Latawiec et al. 2023), com o objetivo de avaliar a permanência do carbono no solo; ii) identificação de novas áreas para pesquisas testando a aplicação de biochar e composto orgânico na produtividade de pastagens; iii) elaboração do delineamento experimental para as frentes de pesquisa definidas e iv) identificação de demandas do agricultor, em termos de assistência técnica e informações.
Todas as atividades foram conduzidas com uma abordagem participativa, com o proprietário da terra envolvido no delineamento das pesquisas e considerando sua atuação durante a execução dos experimentos, na análise e interpretação dos resultados. A equipe e os parceiros do projeto acreditam que, para que a ciência seja considerada na prática, é necessário que as práticas de manejo do solo sejam desenvolvidas em conjunto com as comunidades rurais. Construir estratégias com os agricultores, incorporar seus conhecimentos e contribuir para seu desenvolvimento econômico é uma forma de melhorar a produção sustentável de alimentos e, ao mesmo tempo, ampliar e valorizar o conhecimento acadêmico.
Referências citadas acima:
LATAWIEC, AGNIESZKA EWA; STRASSBURG, B. B. N. ; JUNQUEIRA, A.; ARAUJO, E.; MORAES, L. F.; ALVES-PINTO, H.; CASTRO, A.; RANGEL, M. C.; MALAGUTI, G.; RODRIGUES, A. F.; BARIONI, L. G.; NOVOTNY, E. H.; CORNELISSEN, G.; MENDES, M. S.; DA SILVA BATISTA, N.; GUERRA, J. G.; ZONTA, E.; JAKOVAC, C.; HALE, S. Biochar amendment improves degraded pasturelands in Brazil: environmental and cost-benefit analysis. Scientific Reports, v. 9, 12 p., 2019.
LATAWIEC, A. E.; RODRIGUES, A. F.; KORYS, K. A.; MENDES, M.; RANGEL, M.; CASTRO, A.; TEIXEIRA, W.; VALENTIM, J. F.; ARAUJO, E.; MORAES, L. F. D.; PACHECO, V.; MENDES, M.; DELA PICCOLLA, C.; STRASSBURG, B. B. N.; KUBON, M.; DROSIK, A.; GOMES, F. D.; REID, B.; KRIEGER, J. M.; DIB, V.; ZMARŁY, D.; NETO, E. C. S. Biochar and Forage Peanut improves pastures: Evidence from a field experiment in Brazil. Agriculture, Ecosystem and Environment, v. 353, n. 108534, 2023.
Voltar para Projetos