Pesquisador do CSRio e colaboradores publicam o artigo “Persistent effects of pre-Columbian plant domestication on Amazonian forest composition” na Science em março de 2017, recebem questionamentos e respondem através de uma carta na Science de outubro de 2017
27/10/2017

Em 2017, um grupo de pesquisadores liderados pela ecóloga Carolina Levis (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia / Universidade de Wageningen), entre os quais o pesquisador do CSRio André Junqueira, publicaram um artigo na Science (http://science.sciencemag.org/content/355/6328/925) mostrando que a distribuição de espécies domesticadas na floresta Amazônica está relacionada com os padrões de ocupação humana no passado.

Um grupo de pesquisadores enviou uma resposta ao artigo de Levis et al., na qual levantam a possibilidade de os padrões encontrados para a distribuição de espécies domesticadas serem resultado da atividade humana pós- (e não pré-) Colombiana.

Em resposta a essa crítica, o pesquisador do IIS André Junqueira e colaboradores publicaram uma carta na Science. Baixe aqui a carta.