Biocarvão aumenta produtividade do solo, renda de agricultores e sequestra carbono
07/06/2023

Um inovador experimento de campo, conduzido por pesquisadores do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio), núcleo de pesquisa da PUC-Rio, mostra que o uso de biocarvão no tratamento de pastagens para gado aumentou a produtividade do solo, gerando um acréscimo potencial de receita anual para os agricultores envolvidos.

“Para que a ciência seja de fato aplicada na agricultura, é preciso que as práticas de administração do solo sejam desenvolvidas em conjunto com as comunidades rurais”, ressaltam os pesquisadores no artigo.

O estudo foi coordenado por Agnieszka Latawiec, do IIS e do CSRio (PUC-Rio). Colaboraram ainda para a pesquisa Embrapa Agrobiologia, Embrapa Solos, UFRRJ e Universidade do Estado de Santa Catarina.

Matéria publicada no portal Planeta Campo em 07 de junho de 2023.

Acesse a matéria.