O futuro, hoje
Evento: “O futuro, hoje: caminhos para a sustentabilidade”
30/05/2023

O evento “O futuro, hoje: caminhos para a sustentabilidade” reuniu convidados experientes de diferentes setores para debater conceitos, estratégias, ações práticas e resultados de temas como ESG, economia circular, mercado de carbono, inovações para a sustentabilidade, restauração de ecossistemas e o ativismo da juventude na causa ambiental.

Seu intuito foi refletir sobre caminhos que vêm sendo percorridos em busca de um futuro mais sustentável e discutir sobre quais passos ainda são necessários para realmente completarmos esse percurso.

O encontro aconteceu no dia 05 de junho de 2023, data em que o Dia Mundial do Meio Ambiente completou 50 anos engajando milhões de pessoas em atividades em prol do meio ambiente.

A conversa foi realizada no auditório do 3º andar do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com transmissão simultânea para acompanhamento dos interessados impossibilitados de comparecer presencialmente.

A iniciativa foi organizada pelo Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade em parceria com o Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio).

Assista à gravação do evento abaixo:

– Participantes

Paulo D. Branco
Paulo é Mestre em Administração de Empresas com especialização em Sistemas de Informação. É Diretor Adjunto do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), fundador-associado do Instituto Fronteiras do Desenvolvimento e sócio-fundador da Ekobé, uma das primeiras consultorias brasileiras especializada em sustentabilidade corporativa. Tem contribuído para a integração de princípios e práticas do desenvolvimento sustentável na estratégia de diversas organizações nacionais e multinacionais, como Natura, Banco Real/Santander, Alcoa, Arcelor Mittal, Banco Itaú, Nokia e Instituto Ethos.

Sandro Damásio
Sandro Damásio possui graduação em Engenharia Civil pela UERJ, especialização em Engenharia de Fundações onshore e offshore pela UFRJ/COPPE e em Economia, Gestão em Energia pela UFRJ/COPPEAD, além de ser Mestre em Ciência da Sustentabilidade pela PUC-Rio. Atualmente é Gerente de Sustentabilidade na Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobras. Tem experiência em Gestão Empresarial, com ênfase em Sustentabilidade, Gerenciamento de Projetos e Geração de Energia Elétrica.

Bernardo Baeta Neves Strassburg
Bernardo é economista com doutorado em Ciências Ambientais. Atualmente, é professor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, presidente do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e fundador e co-CEO da re.green. Apoia políticas públicas de governos locais e nacionais e organismos multilaterais como as Convenções de Biodiversidade e de Mudanças Climáticas da ONU e o Banco Mundial, além de organizações do terceiro setor.

Anna Carolina Aguiar
Anna Carolina é Bióloga e Ph.D. em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. No momento, é docente permanente do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio e é pesquisadora pós-doutoranda na Cátedra Unesco de Alfabetização em Futuros, uma parceria do Museu do Amanhã (IDG) e da UFRJ. Hoje sua pesquisa se volta para os futuros de ecossistemas, restauração ecológica de áreas impactadas por mineração e o estudo de neoecossistemas.

Agniezka Latawiec | Moderadora
Agnieska é doutora em Ciências Ambientais, professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, coordenadora do Centro de Ciência da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) e Diretora de Ciência do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Sempre interessada em aspectos sociais da gestão da terra, participa e lidera diversos projetos relacionados às mudanças no uso da terra e modelagem.

– Realização
Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade
Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio)

– Apoio