Seminário CSRio – 07/11
01/11/2018

É com muita satisfação que convidamos a todas e todos para o próximo Seminário CSRio, na próxima 4ª feira, dia 07 de novembro, de 17h às 19h no auditório do Rio Data Center (RDC), na PUC-Rio.

Nesta edição contaremos com a presença do Professor Marcos Raposo (Museu Nacional), curador da coleção de Aves do Museu Nacional, que apresentará a palestra “Ciência e pós-modernidade.

O incêndio que atingiu a sede do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista na noite de 02 de setembro deste ano destruiu quase a totalidade do acervo histórico e científico construído ao longo de duzentos anos. O ocorrido configura uma perda inestimável para as ciências diretamente relacionadas à conservação da natureza e também para outros campos do saber.

Neste evento, teremos a oportunidade de compreender melhor o que representa essa perda, e também as novas perspectivas, desafios e possibilidades para um movimento de sensibilização e suporte para a ciência pelo viés museal.

Marcos Raposo é Professor associado da UFRJ, especializado em filosofia das classificações zoológicas, anatomia e taxonomia de aves Neornithes, e em 2017 fez seu pós-doutorado em Filosofia das Ciências na Sorbonne, Paris com ênfase na filosofia das classificações animais. Em 2010, foi contemplado com o edital da FAPERJ Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro e hoje se dedica a pesquisas em diversos projetos, em especial a um Catálogo Taxonômico das Espécies de Aves do Brasil e à Filosofia das Ciências, disciplina que ministra aos alunos da Pós-graduação (Zoologia). É coordenador do importante projeto de difusão científica que tem como alvo a revitalização das exposições de Vertebrados do Museu Nacional.

O evento é gratuito e aberto, e será emitido certificado aos participantes que solicitarem.

Contamos com a presença de todas e todos!

< Anterior Próximo >
Voltar para Notícias