Seminário CSRio: “Além das Áreas Protegidas: o papel de outras áreas para a conservação da biodiversidade”
06/04/2020

No próximo seminário CSRio receberemos a doutora em ecologia, Helena Alves-Pinto, que irá abordar o tema da sua tese de doutorado “Além das Áreas Protegidas: o papel de outras áreas para a conservação da biodiversidade”. Na apresentação, Helena irá falar sobre a contribuição de medidas baseadas em áreas, particularmente as chamadas “OECMs” para a conservação da biodiversidade, no contexto da Meta de Aichi 11 e do Quadro Global de Biodiversidade Pós 2020.

A apresentação acontecerá por meio de videoconferência no dia 30 de abril de 2020, de 17h00 às 19h00.

Helena é bióloga pela Universidade de São Paulo e mestre em Ecologia Aplicada e Conservação pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido. Durante seu mestrado, avaliou os impactos de incentivo econômico para conservação em comunidades tradicionais da Amazônia brasileira. Complementando sua pesquisa, ela trabalhou como consultora para o Programa de Pesquisa sobre Mudança Climática, Agricultura e Segurança Alimentar, e para a Universidade de Michigan, na qual investigou as contribuições, oportunidades e desafios de mecanismos de certificação na cadeia da pecuária para reduzir o desmatamento na Amazônia brasileira. Tanto no Instituto Internacional para Sustentabilidade e no Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade, ela trabalha em temas relacionadas à conservação, mudança no uso da terra,incentivos econômicos, ecologia política e conservação em áreas privadas. Atualmente, acabou de obter o título de doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudando a contribuição de medidas baseadas em áreas, como Áreas protegidas e OECMs, para a conservação da biodiversidade.