Seminário CSRio: A Economia do Desmatamento
02/05/2021

Grandes impactos ambientais podem influenciar diretamente a economia. Estudos apontam o aumento do desmatamento no Brasil de modo consecutivo nos anos de 2019 e 2020, ao mesmo passo que a produtividade agrícola vem sendo tema central no debate sobre o desenvolvimento econômico. Neste contexto, é necessário compreender qual é a relação entre a redução do desmatamento, o setor agropecuário e a economia brasileira.

Neste seminário do CSRio, o economista Juliano Assunção irá abordar os determinantes do desmatamento no Brasil, apresentando evidências de como as políticas de combate ao desmatamento tem funcionado e quais os impactos sobre a atividade econômica, além da relação entre grandes saltos de produtividade agrícola e a redução das pressões por desmatamento.

A apresentação aconteceu no dia 15 de abril (quinta-feira), de 17h00 às 18h30, por meio de videoconferência.02

Sobre o palestrante

Juliano J. Assunção é bacharel e mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É diretor executivo do escritório do CPI no Rio, professor associado do Departamento de Economia da PUC-Rio, editor associado da Revista Brasileira de Economia e Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento e membro do Consórcio de Sistemas Financeiros e Pobreza da Universidade de Chicago, atuando como consultor para empresas, governos e organizações multilaterais. Sua pesquisa concentra-se em diferentes aspectos da economia do desenvolvimento, incluindo economia agrícola, instituições e intermediação financeira.