Seminário CSRio: Gestão da biodiversidade e serviços ecossistêmicos em paisagens rurais: um enfoque socioecológico
04 de September de 2020

No próximo seminário CSRio, as biólogas Camila Islas e Alice Ramos falarão sobre a gestão integrada de paisagens rurais a partir das experiências obtidas em suas pesquisas de doutorado, realizadas no Vale do Paraíba paulista, sob o enfoque socioecológico.

A apresentação acontecerá no dia 10 de setembro de 2020, de 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência através do link https://puc-rio.zoom.us/j/92072851901?pwd=aFB1YmJoMGhMcWlCK0hLTXhtZ2F3Zz09

ID da reunião: 920 7285 1901 | Senha de acesso: 256910

Camila é Bióloga pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Mestra e Doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua na Pesquisa, Ensino e Extensão em assuntos relacionados à área socioambiental. Possui experiência com Gestão de Recursos Naturais e Ecologia, Manejo e Conservação da Biodiversidade (sobretudo da fauna silvestre) e dos Serviços Ecossistêmicos. Em especial, i) aborda os efeitos da presença e da ação humana sobre comunidades e ecossistemas e ii) investiga possibilidades para a gestão de recursos e territórios, a partir da perspectiva dos Sistemas Socioecológicos, integrando o Conhecimento Ecológico Tradicional e Local e utilizando métodos participativos. Participa atualmente como jovem pesquisadora da Avaliação sobre o Uso Sustentável de Espécies Selvagens da Plataforma Intergovernamental de Ciência e Política sobre a Biodiversidade e os Serviços Ecossistêmicos (IPBES).

Alice Ramos de Moraes é bióloga, especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É pesquisadora junto ao Laboratório de Ecologia e Manejo de Ecossistemas (LEME) e ao Grupo de Conservação e Gestão de Recursos de Uso Comum (CGCommons), ambos sediados no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – NEPAM/UNICAMP. Suas pesquisas têm enfoque socioecológico, englobando temas como serviços ecossistêmicos e bem-estar humano, conservação por comunidades, resiliência socioecológica. Atua também como consultora em sustentabilidade e como associada da OSCIP Akarui, onde colabora com projetos de estímulo a práticas ambientalmente sustentáveis e socialmente justas no meio rural do Vale do Paraíba paulista.

< Anterior Próximo >
Voltar para Notícias