Seminário CSRio: Do Pasto ao Prato – um app para aumentar a transparência da cadeia da carne e apoiar o consumo consciente no Brasil
25/10/2021

A pecuária é responsável pela maior parte do desmatamento no Brasil, além de estar associada a casos de trabalho análogo a escravidão, queimadas e descumprimento das regras sanitárias. Uma das razões para que isso ainda ocorra é a falta de transparência na cadeia produtiva, na qual a origem e o impacto do produto são desconhecidos pelo consumidor.

Neste seminário, o pós-doutorando em Agronegócio Internacional pela Université Catholique de Louvain, doutor em Pecuária Sustentável e mestre em Segurança Alimentar pela Universidade de Cambridge, Erasmus Zuermgassen, apresenta a iniciativa DO PASTO AO PRATO: um projeto e aplicativo no qual o consumidor pode identificar a origem da carne e compreender melhor os impactos sociais e ambientais associados àquele produto.

Ao utilizar o aplicativo, os usuários contribuem para melhorar a transparência no setor, conectando o local de produção até o ponto de venda do produto. Quanto mais o aplicativo é usado, mais transparente se torna a cadeia de abastecimento da carne no Brasil.

A apresentação aconteceu no dia 28 de outubro de 2021 (quinta-feira), das 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência. Assista à gravação abaixo:

Para conhecer e baixar o aplicativo, clique AQUI

Sobre o palestrante:

Erasmus Zuermgassen é pós doutorando em Agronegócio Internacional pela Université Catholique de Louvain, doutor em Pecuária Sustentável, mestre em Segurança Alimentar e bacharel em Ciência Veterinária, todos pela Universidade de Cambridge.

Desde 2013 atua em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e agropecuária. É pesquisador na iniciativa Trase e o co-líder do aplicativo “Do Pasto ao Prato”, que tenta melhorar o entendimento do consumidor sobre o comércio e financiamento de commodities que impulsionam o desmatamento. Seu sonho é construir ferramentas que revelam de onde vem a sua comida, construindo uma cadeia de alimentos mais ética e sustentável.