Seminário CSRio: Serviços ecossistêmicos urbanos e bem-estar: rumo a uma visão sistêmica.
02/04/2021

Planejar cidades saudáveis e atraentes para se viver é de vital importância para o desenvolvimento a longo prazo das sociedades. O Brasil, especificamente, deverá contribuir com 25 milhões de pessoas ou mais no aumento da população urbana global até 2050. Essa grande demanda de novas infra-estruturas representa uma oportunidade fundamental para que as cidades se tornem laboratórios de sustentabilidade urbana, uma vez que proporcionar boas condições de vida aos cidadãos é essencial para garantir um futuro resiliente e equitativo, além de manter a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.

A pesquisa sobre serviços ecossistêmicos ainda está aquém de abordar a dimensão do bem-estar humano, especialmente nas cidades da América Latina e Caribe (regiões que podem ser consideradas sócio-ecologicamente únicas). Nesta palestra, a cientista ambiental Nuria Pistón expande essas ideias e mostra alguns resultados de suas pesquisas abordando a relação entre a demanda de serviços ecossistêmicos e o bem-estar humano, em diferentes realidades sócio-ecológicas no Brasil.

A apresentação aconteceu no dia 08 de abril (quinta-feira), de 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência

Sobre a palestrante:

Pesquisadora de pós-doutorado e docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade de Granada e Mestrado em Biodiversidade e Biologia da Conservação pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha. Realizou o doutorado em Ciências Aplicadas e do Meio Ambiente no Conselho Superior de Investigações Científicas e na Universidade de Almería (2015) sobre diversidade filogenética e interações entre plantas em ambientes extremos. É editora assistente da Oecologia Australis e editora da Frontiers in Plant Ecology na área de Ecologia Vegetal.

Seu foco de pesquisa é na área de Ecologia vegetal, com ênfase em ecologia funcional, atuando principalmente nos temas: ecologia urbana, dinâmica de comunidades vegetais, mecanismos de coexistência das espécies e de provisão de serviços ecossistêmicos, e o papel das características funcionais na história de vida das plantas.”