Contribuição para pesquisa do Laboratório de Silvicultura Tropical (LASTROP)/ ESALQ
28/06/2018

Um dos pesquisadores do CSRio, Renato Crouzeilles, está participando do desenvolvimento de um projeto para compreender as percepções sociais e os marcos legais que sustentam a conservação, manejo e restauração florestal nos países tropicais. O principal foco é a água e os serviços ecossistêmicos hidrológicos. A equipe é formada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (Brasil) e da Universidade de Leuphana (Alemanha). Queremos convidá-l@ para fazer parte da pesquisa.

A gestão dos serviços ecossistêmicos importantes para o bem-estar humano, como é o fornecimento de água para agricultura e cidades, resulta num desafio para os gestores ambientais, em particular nas bacias e nas paisagens modificadas pelo homem. As florestas foram historicamente consideradas como fornecedoras de água; mas o seu manejo não depende exclusivamente do nosso conhecimento científico. Os aspectos sociais e legais são primordiais e constituem a dimensão humana dessas bacias e paisagens. As decisões que se referem ao manejo da floresta dependem simultaneamente: (1) das percepções das pessoas sobre a importância da floresta para fornecer de serviços ecossistêmicos baseados na água (por exemplo serviços hidrológicos) e (2) dos marcos legais que especificamente determinam a posse da terra e as atividades permitidas ou proibidas nessas bacias e paisagens. É neste contexto que nós elaboramos um questionário para coletar informação sobre as percepções das pessoas, numa experiência colaborativa a escala global incluindo todos os países que abrangem a faixa tropical.

Responder o questionário não deve demorar mais que 20 minutos. Os pesquisadores agradecem a sua colaboração e participação.

Por favor, utilize o seguinte link para responder:

Pedimos-lhe também ajuda para difundir o questionário entre os seus colegas, colaboradores, e nas suas redes de trabalho. Todos têm uma ótima oportunidade para contribuir.
Lembre-se que sua participação é voluntaria e toda a informação será confidencial.