A humanidade está em uma encruzilhada – alerta o quinto relatório global da biodiversidade da ONU
18/09/2020

Apesar de suportar o progresso em várias áreas, a natureza enfrenta acentuado processo de degradação. Oito mudanças transformadoras são, portanto, necessárias com urgência para garantir o bem-estar humano e salvar o planeta, alerta o último relatório da ONU.

O relatório surge no momento em que a pandemia COVID-19 desafia as pessoas a repensar sua relação com a natureza e a considerar as profundas consequências para seu próprio bem-estar e sobrevivência que podem resultar da perda contínua da biodiversidade e da degradação dos ecossistemas.

O Global Biodiversity Outlook 5 (GBO 5), publicado pela Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD) da ONU, e que contou com a colaboração do coordenador do CSRio e Professor de Ciências da Sustentabilidade da PUC-Rio Bernardo Strassburg, oferece uma visão geral confiável do estado da natureza. É um relatório final sobre o progresso em relação às 20 metas globais de biodiversidade acordadas em 2010 com um prazo de 2020, e oferece lições aprendidas e melhores práticas esquecidas.

No que diz respeito às Metas de Biodiversidade de Aichi, definidas em 2010, a análise com base no 6º conjunto de relatórios nacionais para a CDB e as últimas descobertas científicas mostra que apenas sete dos 60 critérios de sucesso estipulados para o atingimento das 20 metas foram alcançados; enquanto 38 mostraram progresso. No caso de 13 elementos, nenhum progresso foi feito, ou até mostrado piora, e para dois elementos o nível de progresso é desconhecido. O relatório conclui que, ao todo, das 20 metas, seis delas (9, 11, 16, 17, 19 e 20) foram parcialmente atingidas até o prazo de 2020.

O relatório apela para uma mudança de “business as usual” em uma gama de atividades humanas. Ele descreve oito transições que reconhecem o valor da biodiversidade, a necessidade de restaurar os ecossistemas dos quais depende toda a atividade humana e a urgência de reduzir os impactos negativos de tal atividade:

  • A transição de terras e florestas: conservando ecossistemas intactos, restaurando ecossistemas, combatendo e revertendo a degradação e empregando planejamento espacial em nível de paisagem para evitar, reduzir e mitigar mudanças no uso da terra.
  • A transição da agricultura sustentável: redesenhar os sistemas agrícolas por meio de abordagens agroecológicas e outras abordagens inovadoras para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, minimizar os impactos negativos sobre a biodiversidade.
  • A transição do sistema alimentar sustentável: permitindo dietas sustentáveis ​​e saudáveis ​​com maior ênfase em uma diversidade de alimentos, principalmente à base de vegetais, e consumo mais moderado de carne e peixe, bem como cortes dramáticos nos resíduos envolvidos no abastecimento e consumo de alimentos .
  • A transição da pesca sustentável e dos oceanos: proteger e restaurar ecossistemas marinhos e costeiros, reconstruir a pesca e gerenciar a aquicultura e outros usos dos oceanos para garantir a sustentabilidade e aumentar a segurança alimentar e os meios de subsistência.
  • A transição das cidades e da infraestrutura: implantar “infraestrutura verde” e abrir espaço para a natureza em paisagens construídas para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos e reduzir a pegada ambiental das cidades e da infraestrutura.
  • A transição dos corpos de água doce: uma abordagem integrada que garante os fluxos de água exigidos pela natureza e pelas pessoas, melhorando a qualidade da água, protegendo habitats críticos, controlando espécies invasoras e salvaguardando a conectividade para permitir a recuperação dos sistemas de água doce das montanhas à costa.
  • A transição da ação climática sustentável: empregando soluções baseadas na natureza, juntamente com uma rápida eliminação do uso de combustível fóssil, para reduzir a escala e os impactos das mudanças climáticas, enquanto fornece benefícios positivos para a biodiversidade e outras metas de desenvolvimento sustentável.
  • A transição da saúde para todos (“OneHealth”) que inclui a biodiversidade: gestão de ecossistemas, incluindo ecossistemas agrícolas e urbanos, bem como o uso da vida selvagem, por meio de uma abordagem integrada, para promover ecossistemas saudáveis ​​e pessoas saudáveis.

GBO-5 destaca a necessidade urgente de agir para desacelerar e acabar com perdas adicionais e destaca exemplos de medidas comprovadas disponíveis para ajudar a alcançar a visão consensual do mundo: “Viver em harmonia com a natureza” até 2050.

 

Acesse o Sumário para Tomadores de Decisão no link abaixo:

Global Biodiversity Outlook 5

Acesse o relatório completo no website da CBD.

< Anterior Próximo >
Voltar para Notícias