Seminário CSRio: “Áreas prioritárias para restauração da Mata Atlântica com foco em recursos hídricos”
24/08/2021

O planejamento espacial da restauração da vegetação nativa é essencial para indicar áreas mais custo-efetivas, ou seja, aquelas que trazem mais benefícios para o ambiente e para a sociedade, a um menor custo. Esforços têm sido realizados para apontar áreas prioritárias para a restauração no Brasil e no mundo, com foco em dois dos maiores problemas ambientais da atualidade: a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas. Contudo, a incorporação da questão hídrica como um dos critérios para seleção de áreas prioritárias para a restauração ainda é um desafio, devido à complexa relação entre as florestas e a provisão de água.

Neste seminário, a pesquisadora Viviane Dib apresenta os resultados do planejamento espacial para a restauração florestal da Mata Atlântica, com foco no aumento do potencial de recarga de águas subterrâneas, na melhoria da qualidade da água e na redução dos custos da restauração.

A apresentação aconteceu no dia 26 de agosto de 2021 (quinta-feira), das 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência. Assista à gravação abaixo.

Sobre a palestrante

Viviane Dib é bióloga, mestre em ecologia pelo PPGE/UFRJ e doutoranda em ecologia pelo mesmo programa, tendo feito parte do doutorado na King’s College London, no Reino Unido. Trabalha como pesquisadora no IIS, atuando em projetos de valoração de serviços ecossistêmicos e priorização de áreas para restauração em diferentes biomas.

< Anterior Próximo >
Voltar para Notícias