3º Workshop “De volta às raízes: o valor que vem da terra”.
15/10/2019

Na semana passada foi realizado o 3º workshop “De volta para às raízes: o valor que vem da terra: desenvolvendo modelo conceitual de valoração dos serviços ecossistêmicos para solos tropicais”, parte do projeto “Sustentando a terra de baixo para cima.”, que visa aprimorar o modelo de valoração dos serviços ecossistêmicos de solos tropicais, através da troca de conhecimento com produtores no Brasil.
O objetivo dos workshops é avançar nas atividades das etapas de trabalho do projeto, considerando: 1. Revisão sistemática sobre os serviços ecossistêmicos do solo em áreas tropicais e Brasil; 2. Avaliação dos serviços ecossistêmicos do solo, modelagem e valoração de experimentos com diferentes métodos de manejos de forrageiras e restauração florestal no Brasil e 3. Coleta, intercâmbio e disseminação de conhecimento na interface ciência-prática-políticas públicas.

Nesse 3º workshop, o grupo de pesquisadores e colaboradores trabalhou na construção de  estratégias para a coleta de informações relativas ao conhecimento local sobre os serviços ecossistêmicos dos solos, na atualização sobre os instrumentos de políticas públicas relacionados aos serviços ecossistêmicos do solo, e disseminação para tomadores de decisão.   Além de alunos e professores da PUC-Rio, colaboram com o projeto pesquisadores da Embrapa Solos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), integrantes dos grupos de pesquisa “Gestão Integrada da Paisagem” e “Grupo de Estudos Interinstitucional em Serviços Ecossistêmicos”, entre outros.

O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e coordenadora do CSRio, Agnieszka Latawiec, e tem apoio financeiro do Newton Fund através da Royal Society, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da PUC-Rio.