Seminário CSRio: “Experiência do programa Rio Rural e Transição Agroecológica no Noroeste Fluminense”
26/04/2019

No Seminário do CSRio que aconteceu no dia 02 de maio de 2019,  contaremos com a presença de Ana Paula Pegorer de Siqueira, que  apresentará a “Experiência do programa Rio Rural e Transição Agroecológica no Noroeste Fluminense”. O evento acontece às 16h no auditório Rio Data Center (RDC), na PUC-Rio. Ana Paula está há 7 anos no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas (Rio Rural), envolvida nas estratégias de capacitação e metodologias utilizadas, os desafios e os resultados da transição agroecológica com agricultores familiares numa região com grandes desafios climáticos, o Noroeste Fluminense.
Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação será conduzido de forma aberta e participativa.

Não é necessária inscrição prévia. Será emitido certificado aos participantes que solicitarem. Dúvidas e informações: contato@csrio.usuarios.rdc.puc-rio.br

Contamos com a participação de todas e todos!

Ana Paula Pegorer de Siqueira é agrônoma formada pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992), mestre em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável – FEAGRI/UNICAMP (2008) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária (PPGCTIA), Doutorado Binacional – UFRRJ- Brasil/UNRC-Argentina em andamento. Sócia fundadora da empresa Agroecologia Rio Ltda, consultoria em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Entre 2011 à 2018 atuou como consultora da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro, PESAGRO-Rio, como articuladora da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologias e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas – do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas – RIO RURAL. Tem experiência na Implantação de Sistemas Participativos de Garantia Orgânica e há mais de 20 anos em capacitações técnicas agroecológicas. Experiência na área de Agricultura Orgânica, Natural e Agroecologia, com ênfase em Metodologias participativas e Manejo Agroecológico do Solo e do Agroecossistema. Atuou entre dezembro de 2014 a fevereiro de 2019 como Coordenadora Técnica da ABIO, Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro, 2º maior Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica – OPAC do Brasil com 46 grupos de agricultores e mais de 700 certificados de produção Orgânica.

< Anterior Próximo >
Voltar para Notícias