Grandes impactos ambientais podem influenciar diretamente a economia. Estudos apontam o aumento do desmatamento no Brasil no primeiro semestre de 2019, comparado ao mesmo período do ano anterior, ao mesmo passo que a produtividade agrícola vem sendo tema central no debate sobre o desenvolvimento econômico. Neste contexto, é necessário compreender qual é a relação entre a redução do desmatamento, o setor agropecuário e a economia brasileira.
No próximo seminário do CSRio, dia 11 de novembro às 18h00, teremos o prazer de receber Juliano Assunção, que irá abordar os determinantes do desmatamento no Brasil, apresentando evidências de como as políticas de combate ao desmatamento tem funcionado e quais os impactos sobre a atividade econômica, além da relação entre grandes saltos de produtividade do agrícola e a redução das pressões por desmatamento.
Juliano J. Assunção é diretor executivo do escritório do CPI no Rio, professor associado do Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), editor associado da Revista Brasileira de Economia e Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento e membro do Consórcio de Sistemas Financeiros e Pobreza da Universidade de Chicago, atuando como consultor para empresas, governos e organizações multilaterais. Sua pesquisa concentra-se em diferentes aspectos da economia do desenvolvimento, incluindo economia agrícola, instituições e intermediação financeira.
Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação será conduzido de forma aberta e participativa. Não é necessária inscrição prévia. Informações: contato@csrio.org .
Voltar para Notícias