Seminário CSRIO: Novos frameworks são necessários? Discussão no âmbito de projetos ambientais
21/10/2020

Frameworks são ferramentas que unem palavras, ideias e informações sobre um determinado tema de pesquisa. A construção de um conceito, abordagem, teoria ou método pode envolver a elaboração de um ou de diversos frameworks.

Nesse CSRio, a doutora em Ciências Ambientais e coordenadora do CSRio, Agnieszka Latawiec, e a geógrafa e doutoranda em Geografia, Aline Rodrigues, apresentam e discutem o desenvolvimento de alguns frameworks e a utilidade (ou não) dos mesmos relacionados aos serviços ecossistêmicos e às Soluções Baseadas na Natureza (SbN).

A apresentação aconteceu no dia 22 de outubro de 2020 (quinta-feira), de 17h00 às 19h00, por meio de videoconferência.

Sobre as palestrantes:

Agnieszka é bacharel em engenharia de proteção ambiental, com mestrado em proteção ambiental (pela Universidade de Ciências da Vida, Polônia) e PhD em ciências ambientais pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido. Atualmente, é professora Adjunta do Departamento de Geografia e Meio Ambiente na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Professora Associada do Departamento de Engenharia de Produção, Logística e Ciência da Computação Aplicada, Universidade de Agricultura, Cracóvia, Honorary Senior Lecturer da Escola de Ciências Ambientais da Universidade de East Anglia e co-fundadora e Diretora Executiva do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS).Nos últimos anos, se concentrou em aspectos mais amplos do gerenciamento da terra, participando ou liderando projetos relacionados à mudança no uso da terra e à tomada de decisões. Busca pesquisas colaborativas interdisciplinares sobre vários tópicos relacionados ao manejo da terra, sustentabilidade, indicadores de sustentabilidade, ciência do solo aplicada e tomada de decisões ambientais.Também é Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade da PUC-Rio, Coordenadora do CSRio – PUC-Rio, Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Integrada da Paisagem e Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional sobre Serviços Ecossistêmicos.

Aline é bacharel e mestre em Geografia e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é aluna de doutorado em Geografia pela mesma universidade e assistente de pesquisa no Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). Tem experiência nas áreas de história ambiental, ciência do solo e restauração florestal da Mata Atlântica. Atuou e atua em projetos de caracterização de solos e avaliação de serviços ecossistêmicos de solos de sistemas agrícolas, pecuários e florestais.

Os encontros são abertos ao público, e o debate seguido da apresentação será conduzido de forma aberta e participativa. Não é necessária inscrição prévia. Informações: contato@csrio.org